
Magazine
Música. Dokttor Bhu & Shabê abrem apresentação de hoje, que terá encerramento com o grupo Julgamento
VAC traz ao Marília show de rap com várias facetas
Rafael Rocha - Especial para o tempo
Foto: Marco Túlio Araújo
Sempre à margem da programação dos principais eventos musicais da cidade, os entusiastas do rap mineiro não foram esquecidos na variada programação da 4ª edição do Verão Arte Contemporânea. Hoje à noite, o teatro Marília vira palco de dupla apresentação: às 20h, os rappers Dokttor Bhu & Shabê ligam os microfones, acompanhados pelas pickups de Roger Dee. Na sequência, entra no palco a turma do Julgamento, grupo cuja militância no hip hop mineiro é conhecida desde idos de 1997, ano em que o conjunto tomou forma.
Nascido no bairro Jardim Alvorada, o Julgamento dá seu recado por meio de letras cuja temática trata da rotina da comunidade. Na apresentação de logo mais - intitulada "Ritmo e Poesia em sua Mais Pura Expressão" -, estão previstas cerca de dez músicas.
Um dos responsáveis por minimizar o rótulo mofado de que hip hop é som de periferia, o Julgamento participou de grandes festivais de música durante todo o ano passado. "O Verão Arte Contemporânea apenas está seguindo uma tendência", diz o rapper. Após a presença nesses eventos fora do eixo do rap, os músicos notaram que ganharam um público diferente. "Veio a galera do rock e o retorno de uma moçada que não esperávamos. Existe um respeito", fundamenta o músico. O álbum de estreia do grupo foi lançado em 2008, com participações de Nathy Faria, Ragna e Dokttor Bhu. O próximo álbum encontra-se em fase de preparação e tem lançamento previsto para o ano que vem.
Com prática tão efetiva no hip hop quanto o Julgamento, a dupla Dokttor Bhu & Shabê abre a noite no Teatro Marília. De musicalidade distante do que é rotineiro em alguns representantes do rap - palavras de ordem entremeadas por batidas secas -, o duo usa de leque de influências em suas composições, afirma o rapper Shabê. "Falamos de filosofia, cinema, literatura, quadrinhos".
Quem for conferir a apresentação de hoje ganha ainda um EP da dupla ao comprar ingresso do show. "É a prova do nosso disco que sai no segundo semestre", promete Shabê.
Participação
Roger Dee assume as pickups da noite
A apresentação de hoje à noite terá a presença de Roger Dee ao lado da dupla Dokttor Bhu & Shabê. O duo, formado em 2006, convida o DJ sempre que pode para dividir o palco com os rappers.
Nome constante na cena do hip hop mineiro, Roger Dee já fez trabalhos importantes e dividiu o palco com músicos renomados, como a banda Jota Quest.
A dupla de MCs também é conhecida no meio. Dokttor Bhu é músico e produtor e Shabê é rapper atuante na cena de street dance da capital mineira desde a década de 1990. No repertório, presença de batidas e scratchs e referência do soul, principal estilo sonoro no trabalho.
Os MCs foram selecionados no programa Música Minas para representar o Estado em outras capitais. A realização do show da dupla juntamente com Julgamento não é mera coincidência. “Ambos já fizemos participação uns nas músicas dos outros”, comenta Roger Deff, vocalista do Julgamento. (RR)
Publicado em: 13/01/2010
Faleu de mais brodas! Mais uma vez muito obrigado!